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Você já sabe que os canais de comunicação são muito importantes para aumentar o vínculo da marca com os consumidores, não é mesmo? Mas é importante também saber quais são as melhores opções para oferecer um serviço de qualidade e atender bem.

No post de hoje, você verá a importância desse relacionamento, e dicas para os cinco dos principais canais de comunicação. Pronto para ficar mais perto do seu cliente? Boa leitura!

Importância do relacionamento com o cliente

Algumas pessoas pensam que se relacionar com o cliente é difícil. Mas a dificuldade aparece para quem não sabe o que faz ou não tem uma estratégia de comunicação bem montada. Os clientes esperam ser atendidos de maneira rápida e efetiva, independentemente da rede em que estejam.

Com um bom relacionamento com o cliente, você poderá vender mais, ajudando o usuário a comprar o que precisa e no momento certo. Além disso, para aqueles que já tenham adquirido algum produto, você conseguirá mostrar como novos produtos ou serviços serão úteis para eles, ou manter esse cliente perto de você. Por exemplo, quando algum internauta tem dificuldade para finalizar um compra, você tem que estar lá para ajudá-lo.

Ou seja, a forma com que você se comunica com seus consumidores sempre pode ser decisiva para aumentar suas vendas.

Principais canais de comunicação

Você já parou para pensar quais são os canais de comunicação que seu cliente prefere? Vamos falar sobre cinco dos principais meios de interagir com ele.

1. Telefone

O telefone é um dos meios mais tradicionais de se comunicar com os clientes. O público mais conservador, que não possui habilidade com meios digitais, gosta de ser atendido pelo telefone. Mesmo quem é muito antenado pode não ter acesso à internet no momento em que mais precisar conversar com sua empresa, e vai certamente tentar o telefone.

Para utilizar esse canal de maneira adequada, tenha:

  • Linhas sempre abertas.
  • Profissionais que se expressem de forma clara.
  • Atendentes que consigam resolver, realmente, os problemas dos usuários.

2. E-mail

Embora muitas pessoas acreditem que o e-mail está morrendo, a verdade é que ele ainda é muito utilizado e tem um papel importante para as estratégias de comunicação e marketing. De acordo com estudos da Pew Research Center, 92% dos adultos que utilizam a internet possuem contas de e-mail ativas. Além disso, 62% acessam suas caixas de mensagens diariamente. Então, muitas pessoas ainda usam esse meio para entrar em contato com as empresas e, com uma estratégia eficiente, você poderá aproximar seus clientes da sua marca e atrair outros.

Quanto mais as pessoas usam seu email, melhor elas reconhecem mensagens relevantes e valorizam qualquer conteúdo que lhes interesse. O avanço dos controles antispam estão a favor desses clientes, e a seu favor, se você sempre usar sua base de mailing de forma responsável e útil para seu cliente.

3. Chats

Uma das grandes vantagens dos sistemas de chats é construir uma plataforma que atenda às necessidades específicas dos seus clientes nos momentos em que eles mais precisam, sendo um canal mais imediato. É possível exigir os dados necessários para atendimento. Assim, seu serviço estará menos exposto a mal-entendidos ou desvios de comunicação. 

Para utilizá-lo adequadamente, forneça um atendimento rápido aos usuários com colaboradores que saibam do assunto e que possam ajudar de forma efetiva os usuários.

4. Apps de mensagens

Atualmente, os apps de mensagens estão sendo utilizados para aproximar os usuários das marcas, com uma comunicação mais simples para os clientes. Mas é necessário que as inovações sejam colocadas em prática com cuidado para que você não perca o foco e a qualidade dos serviços de atendimento prestados.

É mais importante prestar um atendimento de qualidade do que estar disponível em todos os aplicativos. Naqueles em que você estiver, responda rapidamente às questões dos usuários, e com uma linguagem adequada a eles.

5. Redes sociais

As redes sociais já estão no gosto dos consumidores há anos. Eles desejam seguir as páginas para terem mais informações sobre as promoções da marca, além de conseguirem se comunicar de maneira rápida com as empresas.

Pessoas de todas as idades consideram redes sociais uma parte importante de sua vida online, e uma forma natural de procurar produtos, serviços e informações. Se você tem condições de nutrir e atender seus clientes por redes sociais, seja ágil e engajante — e lembre-se que, com o interesse crescente na sua marca, a exposição das redes exige muita responsabilidade.

Embora os consumidores pressionem as marcas para estarem em todos os canais de comunicação, você deve se focar em como pode atender bem seus clientes. Ou seja, suas decisões devem ser tomadas a partir da cultura empresarial, tamanho e porte da sua marca.

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