Você quer aumentas as vendas e melhorar a participação do seu negócio no mercado, não é mesmo? Para isso, é importante que você fique atento às principais ferramentas de marketing disponíveis.
Dessa maneira, você terá mais facilidade para colocar sua estratégia em ação e diminuirá a chance de passar por probleminhas chatos, o que pode minar suas vendas.
Hoje você verá 5 ferramentas que poderão ajudá-lo no planejamento, execução e mensuração de suas ações. Boa leitura!
1. Plano de marketing
Antes de usar qualquer ferramenta para divulgar seus serviços nas redes sociais visando o aumento de suas vendas, você precisa definir quais são seus objetivos e quais são as ações mais adequadas para atingi-los.
Para tanto, estude qual é o perfil dos seus clientes a partir de pesquisas, compreendendo quais são seus grandes interesses, problemas e dilemas. Após isso, verifique como você pode alcançar tais pessoas.
Para ajudá-lo a fazer seu plano de marketing, veja algumas perguntas que podem auxiliá-lo a entender melhor seus consumidores:
- Quais são os objetivos da sua empresa? Em quanto tempo espera alcançá-los?
- Quais as mídias digitais mais utilizadas pelos seus usuários (site institucionais, blogs, redes sociais, fóruns)?
- Como eles gostam de ser abordados (linguagem formal ou informal)?
- Quais os tipos de conteúdo que eles mais gostam de ver (texto, vídeo, imagens, infográficos, e-books)?
Com essas respostas, você estará pronto para começar seu planejamento. Agora é só colocar a mão na massa!
2. CRO
Em marketing digital, uma conversão acontece toda vez que você atinge o objetivo desejado. Sendo assim, CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão, em português) está relacionado ao esforço contínuo para melhorar a taxa de conversão, média que indica qual a porcentagem dos seus visitantes que chegaram à fase desejada.
Algumas formas de aumentar essa taxa são:
- fazer testes em suas landing pages;
- criar processos para qualificar ainda mais seus leads;
- otimizar os posts mais acessados;
- usar chatbots;
- aumentar o interesse através do remarketing.
3. Análise SWOT
SWOT é um acrônimo para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Para que ele faça mais sentido na língua portuguesa, por vezes, é chamado de FOFA.
Essa análise é muito utilizada no planejamento estratégico ou em novos projetos para que um diagnóstico detalhado do negócio e de seu ambiente seja feito. A estratégia não é útil apenas para grandes empresas, mesma as micro e pequenas (e até blogs) podem realizá-la, auxiliando seu negócio com:
- mais segurança nas tomadas de decisão;
- conhecimento mais profundo dos cenários internos e externos;
- compreensão dos concorrentes;
- antecipação aos movimentos do mercado;
- entendimento das principais alternativas de ação.
4. Redes Sociais
No Brasil, mais de 92% das empresas estão conectadas nas redes sociais, sendo que 72% utilizam estratégias para otimizar o desempenho nessas mídias. Sendo assim, não há dúvidas que as redes sociais são importantes para que sua estratégia obtenha os melhores resultados.
Para otimizar a conversão nesses canais:
- verifique se você efetua postagens com frequência (e qual a quantidade ideal);
- veja se os conteúdos são úteis, relevantes e interessantes aos seus seguidores;
- responda aos comentários dos usuários;
- verifique quais são as mídias em que seus seguidores mais se engajam (texto, imagem, vídeo, e-book).
5. Google Analytics
Por fim, o Google Analytics permite que você acompanhe detalhadamente qual é o público que visita sua página, de onde ele veio, quais são as páginas em que seu usuário desiste da navegação, entre outros.
Identifique quais:
- páginas apresentam maior rejeição;
- canais (redes sociais, fóruns, etc.) que mais enviam visitantes ao seu site;
- taxa de conversão;
- perfil do usuário que visita seu site (verifique se é compatível à persona);
- quanto tempo os usuários passam em sua página.
A partir disso, é possível identificar quais são os problemas que estão dificultando as conversões e ter dados suficientes para tomar decisões importantes.
Todas as ferramentas de marketing citadas acima são importantes para que você entenda melhor o seu cliente e o mercado em que atua. Assim, as chances de que sua estratégia seja bem-sucedida aumentam, uma vez que você utilizará técnicas já conhecidas e reconhecidas no mercado.
Muita gente precisa conhecer essas ferramentas, então, compartilhe este post agora mesmo nas redes sociais. Vai lá!