Se você possui ou gerencia um restaurante e precisa entrar no mundo digital para ampliar a sua clientela, este post é para você. Com pequenas ações já é possível melhorar a visibilidade do seu negócio na internet e ganhar mais relevância na área gastronômica.

Por isso, vamos ajudá-lo com algumas dicas de marketing digital para restaurantes. Continue a leitura!

1. Conheça o seu público

O primeiro passo é conhecer a sua audiência, e com grande nível de profundidade. É preciso entender seus hábitos de consumo, características físicas e psicológicas para escolher os canais adequados de divulgação.

Além disso, é importante montar uma boa base de dados. Vamos falar mais sobre isso ao longo do texto.

2. Tenha um bom site

Os hábitos de consumo mudaram e hoje muitas pessoas pesquisam na internet pelas melhores opções de restaurantes. Se você não tem um site, provavelmente será eliminado das possibilidades de escolha do cliente.

Ter uma página bem estruturada, além de ser seu cartão de visitas na web, pode conter todas as informações do seu negócio — cardápio, horário de atendimento, endereço, telefone etc. — e ter uma área de reservas online. Isso poupa tempo da sua equipe nos agendamentos telefônicos e abre uma opção de atendimento 24h para seus consumidores.

3. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Essa ferramenta gratuita do Google é fundamental para destacar seu estabelecimento durante uma busca e começar um bom plano de marketing digital para restaurantes. Com ela você pode inserir várias informações para facilitar a vida do seu cliente.

Além do horário de atendimento, site, telefone e endereço, é possível incluir fotos da sua fachada e dos pratos que oferece.

O principal ponto é a área de comentários, na qual os usuários fazem avaliações do seu estabelecimento, interagindo ainda mais com a sua marca.

4. Acompanhe o Trip Advisor

Já que estamos falando de avaliações, fique atento ao que os consumidores estão falando sobre o seu restaurante no Trip Advisor. Ele é, hoje, a maior fonte de pesquisa para quem está buscando onde comer em qualquer cidade.

Isso porque é utilizado em todo mundo e usuários descrevem suas experiências nos locais, permitindo o retorno dos estabelecimentos, especialmente em casos negativos.

5. Interaja nas redes sociais

Se você tem boas fotos dos pratos do seu restaurante, uma conta no Instagram pode ajudá-lo a trazer mais clientes. Isso porque essa rede social tem como foco boas imagens e todo mundo gosta de ver fotos de comidas deliciosas. Outra possibilidade é utilizar o Facebook para divulgar suas novidades, promoções e responder dúvidas.

6. Crie anúncios

Com as informações que você levantou do seu público, é possível saber quais palavras-chave são mais relevantes quando procuram pelo seu negócio. Dessa forma você pode adquiri-las no Google Adwords e criar anúncios relevantes que levem até o seu site.

O mesmo serve para o Facebook, que possui uma vasta possibilidade de segmentação: idade, sexo, localização, renda, interesses como pedalar, cozinhar, restaurantes preferidos, tipo de bebida etc. Com isso você pode impactar somente quem deseja e não desperdiça dinheiro.

7. Envie e-mails relevantes

O e-mail marketing já foi muito banalizado, mas se bem utilizado, pode ser uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar clientes.

Com a base de dados que você levantou, pode segmentar sua comunicação para as pessoas que mais frequentam seu espaço no almoço ou no jantar, para fregueses mais assíduos e para aqueles que foram poucas vezes.

Com essas informações em mãos, você cria automações e experiências personalizadas para o seu público e faz com que se sinta especial. Envie cupons de desconto, novidades do cardápio ou forneça uma sobremesa gratuita, por exemplo.

Mas lembre-se: use uma ferramenta especializada para isso e não a sua conta de e-mail regular. Elas oferecem uma experiência de envios melhor e trazem relatórios de aberturas e cliques.

Implementar todas essas dicas de marketing digital para restaurantes é uma tarefa árdua, mas é essencial para a relevância da sua empresa na internet. Por isso, deixe esse trabalho com quem tem grande experiência na área e pode impulsionar o seu negócio da melhor forma possível. A Miniagência pode fazer isso por você. Entre em contato conosco!