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Você chega ao trabalho, liga o notebook e abre seus e-mails, mas percebe que muitos deles são SPAMs, mensagens indesejadas, enviadas por empresas que conseguiram o seu e-mail e você nem sabe como. Frustrante, não é?

Então, chega uma nova mensagem sobre celulares em promoção. Ótimo, já está mesmo na hora de trocar o seu! Aí está o diferencial do e-mail marketing bem feito: quem recebe as mensagens quer realmente recebê-las.

Neste post, vamos dar alguns toques sobre como enviar conteúdos interessantes para quem está interessado, quais tipos de conteúdo enviar e qual o impacto disso na sua estratégia de marketing digital. Vamos lá?

1. Newsletter comercial

Criar uma newsletter para falar das ofertas da sua empresa pode ser uma boa opção para avisar às pessoas que os seus produtos estão em promoção. Quem nunca ficou tentado a comprar algo só para aproveitar o desconto? Claro, a menos que você seja uma empresa que oferece cupons de desconto, não dá para enviá-los a toda hora. É bom evitar que a sua marca seja vista como a chata, que só manda SPAM.

Escrever e-mails comerciais que seus clientes queiram realmente receber e ler não é nenhuma mágica. Você tem que conhecer seu cliente e suas preferências. Uma dica: envie sempre para o público segmentado  se você tem um e-commerce de calçados, envie promoções de tênis para quem pesquisou por tênis, de sapatos para quem pesquisou por sapatos e assim por diante.

2. Newsletter informativa

Vamos supor que você queira saber tudo sobre marketing digital. Provavelmente, você vai pesquisar sobre isso no Google, e quando encontrar o site com o conteúdo mais completo, vai pensar: “caramba, preciso voltar nesse site depois. Vou me cadastrar para sempre receber os conteúdos novos!”.

Quem se cadastra em uma newsletter, se interessa em abrir cada e-mail que receber dessa empresa. Para colocar esse sistema em prática na sua marca, você pode enviar um resumo dos posts mais importantes da semana, informativos sobre o dia a dia dos seus negócios, além de materiais diferenciados e exclusivos.

3. Newsletters de respostas automáticas

Esse modelo é muito útil para confirmar ações do visitante em seu site. Pense que você acabou de fazer a inscrição em uma newsletter de uma marca de sorvetes saudáveis. Depois disso, você recebe um e-mail agradecendo e confirmando a sua inscrição. Um dia, você decide experimentar, compra o produto e recebe outro e-mail de confirmação e agradecimento pela compra.

Essas respostas automáticas são importantes para mostrar aos seus leads que você está acompanhando as interações deles, além de promover a sensação de segurança no momento de compra.

4. Newsletters comemorativas

A newsletter comemorativa é aquela que você manda em períodos de festas, como Natal, Ano Novo e Páscoa, ou em datas oficiais e outros feriados, caso faça sentido para a sua empresa. Esses e-mails são importantes para posicionar a marca como parte do dia a dia dos clientes.

Você sabe o dia de aniversário de seus clientes? Por que não aproveitar a oportunidade para mandar uma mensagem bem alegre quando chega o dia, ou até uma promoção especial? 🙂

Informações gerais de como fazer newsletters

Para fazer das suas newsletters um sucesso, vale a pena seguir algumas dicas:

  • O design dos e-mails precisa ser agradável e próximo à persona, além de ter uma unidade visual com a sua marca.
  • É importante manter a sua base de leads sempre segmentada.
  • Envie e-mails com a frequência que a sua base de leads quer.
  • Sempre mensure os resultados.
  • Aplique testes para melhorar os efeitos dos envios.
  • Para uma maior eficiência, conte com uma agência especializada parceira.

A comunicação por meio de e-mail marketing é personalizada e muito mais pessoal do que um anúncio no Facebook, por exemplo, afinal, a ideia é que ela chegue diretamente à caixa de entrada de cada um dos seus leads, muitas vezes com o nome deles no título do e-mail ou no corpo do texto. 

Lembre-se de que a base de leads é muito valiosa. Se você seguir as nossas dicas e as boas práticas, vai ter certeza de que todas as pessoas cadastradas na sua base realmente querem receber o seu conteúdo.

Agora que você já leu todo este texto e entende mais sobre como fazer newsletters, quer saber mais sobre e-mail marketing e estratégias de marketing digitalAssine a nossa newsletter e veja você mesmo como é receber e-mails com o tipo de conteúdo de que você gosta.

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