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O Google Analytics é uma ferramenta valiosa para monitoramento de visitas e comportamento em seu website, mas os relatórios, por padrão, vêm com um erro grave: eles incluem os acessos de toda equipe que trabalha dentro da sua empresa, e dos desenvolvedores do seu site. Na maioria dos sites, isso é indesejável. A não ser que o seu site seja direcionado ao seu público interno (por exemplo, numa intranet, ou em uma plataforma de vendas e atendimento), seria melhor que os relatórios de comportamento dos visitantes excluíssem completamente os acessos feitos por você e por quem administra o site.

Felizmente, há uma forma simples de resolver este problema.

Por que filtrar seus acessos ao seu próprio site

Ao ler um relatório do Analytics, você certamente deseja saber mais sobre o comportamento do seu cliente. O Analytics informa como os visitantes chegam ao site, o que fazem, quanto tempo levam, para onde vão depois, e assim por diante.

Mas se os gráficos incluem estatísticas de suas próprias visitas, eles podem estar sendo contaminados pelo seu uso. Saber como você usa seu próprio site é quase sempre irrelevante para qualquer análise qualificada de usabilidade, performance de vendas e acesso às informações.

Em alguns casos, o volume de acesso dos clientes é tão grande, que os seus testes no site se tornam estatisticamente insignificantes, mas isso depende muito do número de visitas que você e sua equipe fazem em proporção a todos os outros. Não há fórmula certa para determinar isso, então, por via das dúvidas, não custa nada tomar esta providência simples.

Como ficar fora das estatísticas do Analytics

O Google disponibiliza uma ferramenta chamada Add-on do navegador para desativação do Google Analytics. Esta ferramenta grátis, criada pelo próprio Google, bloqueia todo o rastreamento feito pelo Analytics ao seu navegador. Siga o passo-a-passo para instalar:

  1. Acesse o site do Add-on e clique em Obtenha o Add-on do navegador para desativação do Google Analytics.
  2. Na página do Contrato de Termos e Condições, clique em Aceitar e instalar.
  3. A partir deste passo, aceite os avisos de segurança clicando em Permitir, Aceitar e opções semelhantes. Dependendo do seu navegador, pode ser necessário clicar em Permitir para desbloquear a instalação, e Aceitar para dar à ferramenta permissão de acessar e restringir suas estatísticas de uso.
  4. Mais instruções podem aparecer em sua tela caso necessário, mas em resumo, ao aceitar o uso do Add-on, o seu navegador automaticamente deverá fazer a instalação.

O add-on funciona em qualquer browser moderno, inclusive nos de smartphones. Para ficar realmente de fora dos gráficos, você deve fazer a instalação do mesmo add-on em cada máquina que você usa, incluindo seu celular.

Cada usuário que deve ficar fora das estatísticas deve instalar o add-on para o máximo efeito, ou seja, você e toda a sua equipe.

Esta é a forma mais simples de ficar de fora das estatísticas do Analytics em seu próprio site, e é como nós fazemos em nosso trabalho. Mas se você quiser, há outras formas.

Outro método: bloqueio de IP

O método recomendado pelo Google é o bloqueio de IP de sua empresa, para toda sua equipe ficar automaticamente de fora das estatísticas do Analytics de forma mais “limpa”, visto que assim você garante que todas as máquinas serão excluídas, sem precisar instalar o add-on em cada uma. O próprio Google, é claro, não quer que você bloqueie suas estatísticas do Analytics no computador e no celular, pois assim eles saberão muito menos sobre seus hábitos de uso da internet.

De qualquer modo, o problema é que isso só funciona se a sua empresa tem IP fixo, de outra forma, este método é inútil. A maioria das empresas não tem essa capacidade, e em residências é ainda mais raro. As que empresas que têm IP fixo permanente, se desejarem, podem usar o método recomendado pelo próprio Google. Apenas lembre-se que, caso seu IP mude por qualquer razão, você terá que refazer a configuração no Analytics!

Independente do método que você escolher, o que importa é que, seguindo nossas dicas, você passará a ter gráficos mais precisos no Analytics.

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