Escolha uma Página

A metodologia inbound é uma estratégia promocional que vem ganhando cada vez mais força no mercado nos últimos anos. Também conhecida como “o novo marketing”, essa estratégia tem o objetivo de atrair ou fidelizar clientes de forma espontânea, sem provocar uma sensação invasiva como no marketing tradicional (conhecido como outbound).

Em resumo, consiste na criação e distribuição de informações que sejam interessantes ou úteis para um potencial cliente e que despertem nele uma pretensão natural de consumir o produto (ou serviço) da sua empresa. Esse conteúdo pode ser produzido no formato de posts para blog (como este que você está lendo), e-books, webinars e até mesmo podcasts.

Mas por ser uma estratégia relativamente nova no mercado brasileiro, muitos empresários e gestores ainda têm dúvidas sobre como ter sucesso com as práticas de inbound. É por isso que, neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para aproveitar todo o potencial dessa metodologia inovadora. Confira!

1. Conheça bem a sua persona

O primeiro passo para garantir o sucesso na utilização desse sistema é conhecer bem a persona que representa o seu potencial consumidor. Uma persona traduz, na forma de personagem, a conceituação do cliente ideal de sua empresa: aquele usuário que você gostaria que consumisse os seus produtos regularmente.

Conhecendo bem essa “pessoa-conceito”, você saberá quais são as dúvidas e principais problemas que enfrenta no dia a dia, bem como quais informações lhe seriam úteis. Só assim é possível criar um conteúdo assertivo, atraente e que atenda às expectativas do seu consumidor.

2. Faça com que o cliente encontre a sua empresa

Para ter sucesso com a metodologia inbound, também é essencial que você garanta que os usuários encontrem o conteúdo de que precisam. Por isso, você precisa divulgar esse conjunto de mensagens em todos os canais de divulgação de sua empresa, como nas redes sociais, via e-mail marketing, no seu website ou blog etc.

E mais: além de produzir e publicar informação, é preciso investir também em estratégias de Search Engine Optimization (SEO), que vão colocar o seu conteúdo em bom posicionamento no ranking de pesquisas da internet. O objetivo é garantir que o usuário encontre a sua empresa sempre que procurar, no Google ou em outra ferramenta de busca, qualquer tema relacionado, direta ou indiretamente, ao seu produto, serviço ou negócio.

3. Converta tráfego em leads

Outro passo importante para garantir o sucesso de sua empresa com o uso do método inbound é transformar em leads os visitantes de seu site ou os seus seguidores nas redes sociais.

Leads são oportunidades de negócio que podem ser exploradas por sua empresa na internet. Mais precisamente, são pessoas que consomem o conteúdo disponibilizado pela sua empresa e que podem, em curto prazo, se transformar em clientes.

Para isso, é preciso criar uma landing page, página em que o visitante terá que inserir seus dados de contato antes de acessar conteúdo rico em seu site. E-books, webinars, whitepapers e cursos gratuitos são ótimos exemplos de materiais que podem atrair a atenção de seus visitantes e transformá-los em leads.

4. Acompanhe os resultados de sua estratégia

Assim como em qualquer estratégia eficiente de marketing, tão importante quanto o planejamento e a elaboração dos conteúdos é acompanhar o retorno proporcionado.

Por isso, é muito importante que você acompanhe de perto todos os resultados gerados por sua estratégia de inbound marketing, como número de visitas em seu site, número de leads efetivamente obtidos, índice de custo por lead (CPL) etc.

Assim, você será capaz de corrigir os pontos negativos e multiplicar as ações mais eficientes. Dessa forma, você vai, certamente, otimizar toda a sua campanha, obtendo ainda mais retorno sobre o investimento (ROI, do inglês Retun on Investment) da metodologia.

Agora que você já sabe o que fazer para ter sucesso adotando essa estratégia, com certeza, deve estar ansioso para colocar em prática o que aprendeu e, consequentemente, gerar mais conversões para a sua empresa.

Só mais uma dica: mesmo que você já conheça um pouco mais do inbound, melhor não arriscar. Procure quem entende do assunto e é capaz de ajudar a sua empresa a conquistar resultados ainda melhores. Entre em contato com a Miniagência e aprenda muito mais sobre com usar a metodologia inbound.

%d blogueiros gostam disto: