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O marketing digital está dominando o mundo! Estamos observando grandes negócios surgirem no ambiente online e empresas já consolidadas no varejo criando suas páginas e lojas virtuais.

Se você deseja buscar melhores resultados para a sua empresa, deve entender esse universo. Para isso, é muito importante que você saiba sobre as diferenças entre o Inbound e Outbound Marketing.

O post de hoje vai tratar sobre esses dois conceitos, explicando cada um e qual deles você deve seguir. Confira!

O que é Outbound Marketing?

Antes de explicar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, é preciso mostrar o que cada um deles representa. Vamos começar pelo mais tradicional: o Outbound.

Provavelmente, você já recebeu uma ligação de algum vendedor indicando um determinado produto e mostrando que aquele item poderia ajudá-lo bastante. Esse é um exemplo do Outbound Marketing.

Esse conceito tem o foco na publicidade ativa, ressaltando o produto da empresa. O vendedor faz o contato direto com o cliente, às vezes antes mesmo de ele conhecer a empresa ou saber que tem aquela necessidade.

Normalmente, as equipes que atuam com o Outbound utilizam os grandes canais de comunicação, como a televisão, jornais, revistas e a publicidade em outdoors.

Pense da seguinte forma: se o vendedor faz contato direto com o cliente, antes mesmo que esse consumidor solicite algo, estamos falando de Outbound Marketing!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é o irmão mais novo. O foco desse trabalho está no cliente, em atender às suas necessidades. Por esse caminho, a empresa investe em conhecimento e distribui conteúdo relevante, fazendo com que o público procure a empresa quando for apropriado.

A internet é o pilar do Inbound. Uma empresa pode criar um blog com conteúdos ricos, ajudando desde um potencial cliente que começou a se interessar por uma solução até aquele que já está próximo da decisão de compra. A utilização das redes sociais é outra possibilidade, para divulgar conteúdos e estreitar o relacionamento com o público.

Se a empresa gera conteúdo interessante que atraia a atenção do cliente proativamente: Inbound!

Mas quais são as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?

Você já está começando a entender o que cada conceito representa, mas vamos compará-los para que fique mais claro.

Outbound Marketing

  • Foco no produto
  • Comunicação ativa
  • Empresa vai atrás dos clientes
  • Publicidade em televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors

Inbound Marketing

  • Foco na necessidade do cliente
  • Investe na educação do mercado
  • Cliente vai atrás da empresa
  • Criação de blog, presenças nas redes sociais, posicionamento na busca orgânica, nutrição de leads
  • Segmentação de clientes

Qual das estratégias devo utilizar?

Inbound e Outbound Marketing apresentam bons resultados e podem ser aplicados em conjunto. O ideal é que você pense no seu objetivo e defina como cada ação pode contribuir.

No mercado, vemos grandes empresas usando os dois conceitos. Elas estão no ambiente online, com um bom site responsivo, divulgando materiais interessantes e mantendo uma boa nutrição de conteúdos, mas também criam propagandas para redes de televisão, jornais, revistas e até mesmo links patrocinados. Isso é uma prova de que ambos os conceitos devem ser complementares!

Vimos as diferenças entre o Inbound e Outbound Marketing e como eles devem ser utilizados para potencializar os resultados do seu negócio. Pondere entre cada benefício e escolha o melhor caminho.

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