O marketing digital está dominando o mundo! Estamos observando grandes negócios surgirem no ambiente online e empresas já consolidadas no varejo criando suas páginas e lojas virtuais.
Se você deseja buscar melhores resultados para a sua empresa, deve entender esse universo. Para isso, é muito importante que você saiba sobre as diferenças entre o Inbound e Outbound Marketing.
O post de hoje vai tratar sobre esses dois conceitos, explicando cada um e qual deles você deve seguir. Confira!
O que é Outbound Marketing?
Antes de explicar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, é preciso mostrar o que cada um deles representa. Vamos começar pelo mais tradicional: o Outbound.
Provavelmente, você já recebeu uma ligação de algum vendedor indicando um determinado produto e mostrando que aquele item poderia ajudá-lo bastante. Esse é um exemplo do Outbound Marketing.
Esse conceito tem o foco na publicidade ativa, ressaltando o produto da empresa. O vendedor faz o contato direto com o cliente, às vezes antes mesmo de ele conhecer a empresa ou saber que tem aquela necessidade.
Normalmente, as equipes que atuam com o Outbound utilizam os grandes canais de comunicação, como a televisão, jornais, revistas e a publicidade em outdoors.
Pense da seguinte forma: se o vendedor faz contato direto com o cliente, antes mesmo que esse consumidor solicite algo, estamos falando de Outbound Marketing!
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é o irmão mais novo. O foco desse trabalho está no cliente, em atender às suas necessidades. Por esse caminho, a empresa investe em conhecimento e distribui conteúdo relevante, fazendo com que o público procure a empresa quando for apropriado.
A internet é o pilar do Inbound. Uma empresa pode criar um blog com conteúdos ricos, ajudando desde um potencial cliente que começou a se interessar por uma solução até aquele que já está próximo da decisão de compra. A utilização das redes sociais é outra possibilidade, para divulgar conteúdos e estreitar o relacionamento com o público.
Se a empresa gera conteúdo interessante que atraia a atenção do cliente proativamente: Inbound!
Mas quais são as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?
Você já está começando a entender o que cada conceito representa, mas vamos compará-los para que fique mais claro.
Outbound Marketing
- Foco no produto
- Comunicação ativa
- Empresa vai atrás dos clientes
- Publicidade em televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors
Inbound Marketing
- Foco na necessidade do cliente
- Investe na educação do mercado
- Cliente vai atrás da empresa
- Criação de blog, presenças nas redes sociais, posicionamento na busca orgânica, nutrição de leads
- Segmentação de clientes
Qual das estratégias devo utilizar?
Inbound e Outbound Marketing apresentam bons resultados e podem ser aplicados em conjunto. O ideal é que você pense no seu objetivo e defina como cada ação pode contribuir.
No mercado, vemos grandes empresas usando os dois conceitos. Elas estão no ambiente online, com um bom site responsivo, divulgando materiais interessantes e mantendo uma boa nutrição de conteúdos, mas também criam propagandas para redes de televisão, jornais, revistas e até mesmo links patrocinados. Isso é uma prova de que ambos os conceitos devem ser complementares!
Vimos as diferenças entre o Inbound e Outbound Marketing e como eles devem ser utilizados para potencializar os resultados do seu negócio. Pondere entre cada benefício e escolha o melhor caminho.
Gostou do nosso artigo? Siga nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.