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Você sabe o que é ROI? Embora esse termo seja muito utilizado no marketing digital, diversas vezes ele não é tão bem compreendido como deveria, não é mesmo?

Para ajudá-lo a tirar suas principais dúvidas e entender esse assunto de uma vez por todas, no post de hoje, você aprenderá qual a importância dele para sua estratégia, como fazer o cálculo e evitar os erros mais comuns. Pronto para dominar esse assunto? Venha com a gente!

O que é ROI?

ROI é uma sigla para Return on Investment ou, em bom brasileiro, Retorno sobre o Investimento. Com ele, é possível saber qual o retorno da empresa com os investimentos efetuados.

É possível utilizar essa métrica em todas as atividades que visam lucro, como campanhas de marketing, estratégias para retenção de clientes e aquisição de ferramentas para gestão ou vendas. A partir disso, você saberá em que é interessante investir e os setores que não são muito lucrativos.

Por que ROI é importante?

O marketing digital possui muitas ferramentas que podem ser configuradas de diferentes formas, e os resultados são diversos, dependendo do mercado e da realidade da marca.

Diante de tantas variáveis, você precisa acompanhar se seu investimento vem se transformando em lucro. Ele auxilia você a entender quais são as grandes fontes de receita para sua empresa, avaliar o processo de comunicação com o público externo e verificar se as áreas de marketing e vendas estão dentro do esperado.

Essa análise ajudará você a entender os pontos positivos e negativos da sua estratégia. Para mais detalhes, utilize outras métricas e indicadores.

Como calculá-lo?

Calcular seu Retorno sobre o Investimento é muito fácil. Basta seguir a seguinte fórmula:

ROI = (LUCRO – CUSTO) / CUSTO

Caso você queira ter o valor em percentual, multiplique por 100.

ROI = (LUCRO – CUSTO / CUSTO) * 100

Caso você queira calcular o lucro obtido com todas as ações de marketing, o lucro pode ser considerado como o valor arrecadado com as vendas. Caso você queira medir um segmento ou canal específico, considere apenas o valor que sua empresa conseguiu com esse canal.

Por fim, entenda como custo todos os gastos que foram necessários para a viabilização da estratégia (totais ou específicos). Contabilize mesmo os custos indiretos, como contratações de freelancers.

Como ele contribui para as ações de marketing?

A partir dos dados obtidos, será mais fácil planejar o futuro. Pense por um momento: o que adianta adquirir poderosas ferramentas de marketing e não ver os resultados na prática? Como você determinará seu investimento se não sabe quais são os canais mais lucrativos?

Você quer ter mais clientes e aumentar os lucros, não é mesmo? Então, essas informações serão úteis nesse momento, fazendo com que você tenha mais certeza dos caminhos que vai seguir, a fim de justificá-los mais facilmente.

Como evitar erros frequentes?

Legal, você entendeu o principal sobre o ROI. Agora, porém, veja o que fazer para evitar alguns erros nada interessantes para seu negócio:

Evite utilizar métricas de vaidade

Curtidas, comentários e compartilhamentos (também chamadas de métricas de vaidade) podem significar que os usuários estão se engajando com seu conteúdo, mas não expressa que seus investimentos estão trazendo o retorno esperado. Procure, então, indicadores que mostrem seu lucro.

Não esconda os resultados da sua equipe

Essas métricas são uma forma importante para você mostrar à equipe os motivos para tomar decisões mais complexas e difíceis. Além disso, exibindo os resultados e os objetivos empresariais, você conseguirá engajar os colaboradores de forma mais efetiva.

Seja paciente

Caso o ROI não seja o esperado ou adequado, isso não significa que mudanças bruscas devam ser feitas. Caso precise fazer alguma mudança, investigue para ir direto ao problema, em vez de realizar tudo novamente.

Agora você está pronto para avaliar com mais propriedade cada setor da sua empresa, além do desempenho geral da sua marca. Utilize os dados para fazer as modificações necessárias no investimento e na configuração de cada canal.

E sua empresa, como tem medido o Retorno sobre o Investimento? Tem tido dificuldades nesse processo para entender o que é ROI? Conte tudo para a gente agora mesmo pelos comentários!

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