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Uma buyer persona é um perfil hipotético ou real de uma pessoa que adquire produtos ou influencia no processo de decisão de compra. Esses perfis incluem informações básicas sobre uma pessoa, como o gênero, idade, salário, estado civil, objetivos profissionais, entre outros. Quando usado de forma efetiva, o uso de personas auxilia em diversas formas as estratégias de atuação das empresas.

Neste post vamos explicar melhor o que é persona e falar sobre algumas razões pelas quais a utilização de buyer personas é tão importante para os negócios da sua empresa.

Definição: O que é Buyer Persona

Uma buyer persona é o resultado da construção de um perfil fictício que represente o cliente ideal da empresa. Uma empresa que ofereça diferentes tipos de produtos e serviços pode ter diferentes tipos de buyer persona. Essa construção é feita com base em dados de mercado, dos atuais clientes da empresa e do tipo de cliente que a empresa pretende atingir.

Desta forma, tendo em mente essa definição do que é buyer persona, vamos explorar um pouco sua utilidade para o planejamento estratégico da empresa, vendo alguns dos benefícios que a criação de personas pode auxiliar as equipes e melhorar os resultados de sua empresa.

Uma abordagem direcionada para as vendas

Um ponto essencial, do que é persona, diz respeito a capacidade que elas possuem de melhor direcionar o trabalho das equipes de marketing e vendas. Ao entregar para essas equipes um conjunto de parâmetros, motivações de compra e traços de personalidade, elas ganham vantagem na hora da interação com o cliente.

Quando a equipe comercial possui mais conhecimento sobre o público com o qual está lidando, eles fazem um trabalho mais eficiente ao apelar para esses desejos mais específicos, dando a vantagem necessária para decisão de compra.

Provê fluidez para a estratégia da empresa

Uma vez que você desenvolve uma buyer persona para seu negócio, nada impede que ela seja revisada posteriormente. Ao passo que sua empresa cresce e as condições de mercado se alteram, você pode modificar as personas para que elas reflitam essas mudanças.

Realizar essas revisões na persona de forma periódica dará ao gestor a oportunidade de perceber o impacto que as mudanças de mercado causam na política da empresa, estabelecendo uma linha do tempo com as modificações e entendendo as novas mudanças mais rapidamente.

Melhora a capacidade de geração de leads

A geração de leads é uma das atividades mais críticas para as empresas que pretendem manter o pipeline de vendas cheio. Uma geração de leads de sucesso requer que os esforços de marketing sejam direcionados para as pessoas certas, de forma que a persona é a fundação para que essa estratégia funcione.

Contar com uma buyer persona é essencial para a estratégia de marketing de conteúdo. Se os conteúdos são criados visando sanar as dores e necessidades do clientes, é preciso que sejam produzidos com os clientes ideais em mente, ou seja, com base nas personas estabelecidas.

Facilita a unificação do discurso

Quando falamos sobre o que é persona, logo vem a mente as equipes de marketing e vendas. Contudo, elas não são as únicas beneficiadas pela utilização de personas. Elas podem auxiliar as equipes que realizam o relacionamento com o cliente, administradores, entre outras equipes que interajam de alguma forma com o cliente.

Contar com o uso de personas poderá garantir um entendimento unificado sobre melhor desenvolver uma relação com o cliente ao longo de todas as vertentes da empresa, o que irá refletir no crescimento da satisfação do cliente quanto a empresa, além do aumento das taxas de retenção.

Agora que você já tem uma boa noção do que é persona e como ela pode auxiliar seu negócio, conte para nós nos comentários se a sua empresa já possui algum tipo de persona ou se você pretende iniciar essa estratégia!

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