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Você sabe o que é uma estratégia de rebranding? Com ela, é possível que sua empresa reinvente sua marca, aproximando seu público do seu negócio e transmitindo as mensagens e sensações que você tanto deseja passar e aumentar suas vendas.

No post de hoje, você verá o que é rebranding, quais são os sinais que mostram a hora de reformular sua marca e 4 passos para você colocar a mão na massa. Pronto para mudar a história da sua empresa? Então, continue com a gente!

O que é rebranding?

Rebranding é uma estratégia para modificar a identidade visual de uma marca, empresa ou produto, visando, entre outras coisas:

  • Elaborar novas estratégias de marketing
  • Rever o público-alvo empresarial
  • Modificar o posicionamento de mercado

Sendo assim, o objetivo do rebranding é fazer com que a instituição evolua, aumentando sua expectativa de vida e fazendo com que a marca tenha maior competitividade no mercado.

Quais fatores devem ser analisados?

Depois de entender o que é rebranding, está na hora de saber se você deve reinventar sua marca. Veja, agora, os principais sintomas!

Sua marca tem os valores bem definidos?

Um problema comum é quando as marcas não refletem os valores, missões, mercado e nem mesmo a finalidade com que a empresa foi criada. Dessa forma, os clientes não conseguem fazer nenhum tipo de ligação entre a marca e seu negócio.

Nesse caso, o rebranding é útil para realinhar a forma com que o usuário vê sua instituição. Assim, eles reconhecerão, facilmente, o propósito da sua instituição a partir de sua comunicação, por exemplo, em seu slogan ou site.

Seu público-alvo ou a abrangência dele foram modificados?

Ainda que não seja tão comum que um produto ou serviço modifique seu público-alvo, isso muitas vezes acontece. Pode acontecer, por exemplo, que uma empresa de vestuário deixe de atender apenas ao público jovem e passe a fazer, também, roupas infantis. É possível, também, que a mesma empresa, que hoje atende apenas em São Paulo, queira, a partir de agora, começar a vender seus itens em outros estados.

Sua empresa modificou o planejamento de crescimento?

Outro sinal interessante para rebranding é quando uma organização planeja aumentar seus investimentos. Uma microempresa passa uma imagem diferente de uma média ou grande empresa. Dessa forma, novos aportes financeiros podem indicar a necessidade de rever sua marca.

Sua empresa não está competindo adequadamente com os concorrentes?

Talvez, o maior sinal que você precisa fazer rebranding é a falta de competitividade. Isso pode significar que seus diferenciais não estão sendo bem compreendidos pela sua persona.

Se você acha que os negócios da sua empresa não estão rendendo o esperado, vale a pena fazer uma boa pesquisa de como influenciar seus potenciais clientes, criando uma marca interessante. Desse modo, sua mensagem alcançará ainda mais pessoas e se comunicará corretamente.

Como fazer rebranding?

Você está ansioso para colocar a mão na massa? Então acompanhe os 4 passos para transformar sua marca!

1. Conheça seu mercado

Antes de tudo, conheça profundamente seu mercado. Descubra o que seus clientes estão buscando, quais são seus medos, perguntas e desejos. Dessa forma, será mais fácil saber como impactá-los.

2. Defina qual mensagem e sensações sua marca deve passar

Saiba qual é a missão da sua empresa e seus diferenciais, o planejamento que ela tem e quem ela deseja atingir. Problemas nessas definições fazem com que sua marca seja genérica e tenha maior dificuldade em atingir seu público.

3. Verifique se o design é adequado

Um design feito há muitos anos pode transmitir mensagens que não são desejadas pela empresa. Por isso, verifique se a criação está de acordo com o mercado e com as sensações que você deseja transmitir.

4. Procure por profissionais qualificados

Como você viu, o processo de criação de uma marca é muito importante. Por isso, dedique-a apenas a profissionais ou agências de marketing especializadas no assunto. Dessa forma, eles poderão analisar o que precisa ser feito a partir de uma estratégia assertiva.

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