Escolha uma Página
Mais do que só criar uma página para a sua marca ou produto no Facebook, Instagram, ou qualquer outra rede social em que seu público esteja, é preciso fazer gestão excelente de mídias sociais. É preciso estratégia, um bom relacionamento e atenção a cada detalhe; você não quer que o canal criado para melhorar a comunicação com seu público se torne uma fonte de problemas, certo?

Para ajudá-lo nessa missão, listamos algumas dicas essenciais para que seu negócio mande bem nas redes sociais, conquistando e fidelizando clientes. Boa leitura!

Produza conteúdo de valor

Depois que você cria uma página em qualquer rede social que seja, é preciso alimentá-la. Você precisa gerar conteúdo com uma frequência adequada às necessidades e expectativas do seu público. Mas não é só com relação à frequência que você deve se preocupar: a qualidade do conteúdo é sempre o mais importante.

Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seus consumidores. Criar uma buyer persona pode ajudar com isso. A partir deste perfil, você saberá o tipo de conteúdo que o seu cliente quer (ou precisa) e vai atrair muito mais engajamento.

Muitos negócios têm personas distintas entre si que se diferenciam em idade, gênero e comportamento. A produção do conteúdo precisa contemplar mais de uma persona, se necessário.

Realize testes

É legal você criar postagens com formatos, estilos e conteúdos diferentes para avaliar o que costuma ter um melhor resultado. Você pode escolher uma estratégia, mas se pode testar mais de uma, por que não aproveitar essa possibilidade?

Nossa próxima dica também tem a ver com isso.

Acompanhe métricas

De nada adianta criar as páginas, pensar no conteúdo de forma estratégica e não saber o resultado que esse investimento traz ao seu negócio. Quantas pessoas você está impactando? Como elas reagem ao seu conteúdo?

Fique muito atento a todas as estatísticas que cada rede social oferece sobre sua página. Algumas das métricas principais para redes sociais são o ROI (retorno sobre investimento), KPIs (indicadores-chave de desempenho), taxa de retenção, crescimento da base de fãs e por aí vai.

Em comum, todas elas precisam estar alinhadas a objetivos claros e específicos. Afinal, você só consegue dizer se a gestão das suas redes sociais está sendo bem-sucedida se tiver algum parâmetro para comparação. E lembre-se, não se deixe levar muito por métricas de vaidade.

Gere e gerencie o relacionamento com o público

Outra boa ideia é que a interação com o seu público seja espontânea e em tempo real. Todo relacionamento precisa ser humano e agradável, e com seu cliente não é diferente. Esteja aberto a feedback, saiba ouvir seus seguidores e se comunique na mesma linguagem que eles.

Realizar promoções online, divulgar enquetes e até mesmo pesquisas de satisfação são outras formas de usar as redes sociais na fidelização dos seus clientes.

Agora você já sabe

Os consumidores estão cada vez mais exigentes não só em relação à qualidade do que consomem, mas também com o atendimento recebido. Por isso, a gestão de redes sociais se aperfeiçoa dia após dia e pode ser interessante até mesmo contar com ajuda profissional para desenvolver o melhor trabalho possível.

E aí, gostou do conteúdo do post? Ficou com alguma dúvida de como atuar nesse meio? Tem alguma experiência para compartilhar? Então deixe seu comentário aí embaixo e vamos conversar!

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