Escolha uma Página

Inbound e outbound marketing não podem andar juntos: mito ou verdade? Ainda que tenham surgido em contextos diferentes e que se utilizem de práticas também diversas, essas duas técnicas podem sim ser aplicadas em conjunto.

É possível uni-las e equilibrá-las de forma a conquistar os melhores resultados para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este texto com dicas de como conquistar esse objetivo. Acompanhe até o fim!

Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

Quando mal feito, o outbound marketing pode ser invasivo. Por conta disso, ele precisou se transformar e acompanhar o surgimento de novos hábitos de consumo. É nesse contexto que surge o inbound marketing, que se diferencia de outros meios por oferecer uma comunicação de mão dupla.

Mas um não substitui o outro. Idealmente, deve-se usá-los de forma integrada e complementar.

Como encontrar o equilíbrio?

As diferenças de objetivo entre o inbound e o outbound marketing podem ajudar sua empresa a encontrar esse equilíbrio. Por exemplo: é possível aumentar a reputação online da sua marca por meio do inbound enquanto trabalha um melhor posicionamento de mercado com o marketing tradicional.

Existem muitas outras possibilidades. Entre elas:

Alcance diferentes personas por meios diferentes

O Brasil é o país que mais usa as redes sociais em toda a América Latina. 64% dos brasileiros já está conectado à internet. Ainda assim, uma importante fatia da população ainda não está online.

Isso significa que algumas das suas personas podem não estar sendo alcançadas por meio da sua estratégia inbound. Conhecer a fundo os hábitos dos seus clientes ajuda a entender a melhor forma de se comunicar com cada uma das suas personas.

Use estratégias de crossmedia

Uma campanha crossmedia utiliza meios on e off para distribuir uma mensagem. Isso vai muito além de apenas reproduzir a mesma ideia em diferentes canais.

Não se trata da simples adaptação de uma mesma peça em outdoor e post do Facebook, por exemplo. É necessário um amplo planejamento sobre como construir uma história que possa ser distribuída em diferentes meios e formatos de forma integrada.

Estudar a divisão do orçamento de marketing

O equilíbrio entre inbound e outbound depende de diversos fatores, entre eles, o retorno sobre investimento de cada ação de marketing. Este cálculo permite que você tome as melhores decisões com relação à divisão do seu orçamento. Outras métricas que podem ser analisadas em conjunto no inbound e outbound são alcance e frequência.

Integrar equipes de marketing e vendas

É comum que equipes trabalhem separadamente e às vezes elas nem estão no mesmo espaço físico. A união entre os times de marketing e vendas é muito importante para que seu time alcance o equilíbrio entre inbound e outbound.

Ter metas em comum e integrar o Consumer Relationship Management (CRM) pode trazer grandes vantagens. Além de melhorar o clima da empresa como um todo, assim é mais fácil atender, fidelizar e se relacionar melhor com seus clientes.

O que você achou?

Como vimos, tanto o inbound quanto o outbound podem ser muito vantajosos. Então, o que está esperando para uni-los?

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, aproveite a visita ao nosso blog e confira em detalhes a diferença entre inbound e outbound marketing. Até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: