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Quantas empresas você conhece que têm um ótimo produto, equipe qualificada, preço acessível, porém não se consolidaram no mercado? Essa situação é muito comum entre pequenas e médias empresas. Mesmo que não seja o único, a falta de posicionamento de mercado é um fator que prejudica algumas marcas.

O posicionamento é um ponto-chave no desenvolvimento estratégico de uma empresa. É por meio dele que sua marca será diferenciada dos seus concorrentes. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!

O que é posicionamento de mercado?

Segundo Philip Kotler, posicionamento é mostrar ao seu público-alvo qual a diferença entre você e a concorrência. Ou seja, quais são os fatores que a sua marca ou empresa apresenta que fazem o público se lembrar dela, instantaneamente, quando algum produto ou setor é citado.

Apple, Dolce & Gabbana, Ferrari, Coca-Cola e Rolex são exemplos de marcas com um posicionamento de mercado definido para os seus públicos-alvo. Se você perguntar a um “applemaníaco” qual é o melhor celular, ele vai listar os pontos positivos dos aparelhos da marca e lhe convencer de que não há modelos melhores. Um posicionamento forte é isto: transformar clientes em defensores e embaixadores do seu produto.

De forma prática, essa relação pode ser descrita pela seguinte fórmula: posicionamento = segmentação + diferenciação. Portanto, o posicionamento será construído com um tom de voz adequado para empresa, um posicionamento online forte, identidade visual alinhada à persona, e uma proposta de valor que garanta o seu destaque no mercado.

Como se posicionar no mercado?

Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a se posicionar melhor no mercado: 

Defina uma proposta de valor

A proposta de valor é o primeiro passo para uma estratégia de posicionamento. É nesse momento que você identifica os seus concorrentes e cria razões para os clientes escolherem a sua empresa e não outra qualquer. A proposta deve ser sucinta, mas destacar uma história, um aspecto único ou um objetivo surpreendente do seu negócio. 

Há várias formas de construir uma proposta de valor: algumas empresas se posicionam como as mais baratas do mercado e, por vezes, cobrem oferta dos concorrentes. Outras se posicionam por atributo, como a maior empresa do ramo da cidade, estado, país ou continente. Há, ainda, aquelas que se posicionam pelo valor mais caro, porém são marcas que garantem a qualidade e benefícios dos seus produtos.

Faça da qualidade um diferencial

A qualidade do seu produto é uma aliada importante para se posicionar bem no mercado. É fácil conhecer empresas que se posicionam como as mais baratas do mercado, e, por isso, não conseguem fidelizar clientes. Ou seja, o ticket médio —  a soma de todas as vendas realizadas dentro de um período, dividida pelo número de pedidos realizados — pode ser alto, mas a taxa de retenção será baixa. 

Ao se posicionar como uma marca de qualidade, a empresa assume que entende e reconhece o seu valor, e sugere que o cliente também o faça. Por exemplo, a melhor forma de certificar a qualidade de uma marca é utilizar fotos, depoimentos e vídeos reais de clientes falando sobre suas experiências com o serviço prestado.

Reforce a experiência com a sua marca online

Surpreender e superar expectativas podem ser formas estratégicas de conquistar um novo cliente. Uma embalagem diferenciada, o envio de brindes e o atendimento humanizado podem garantir uma boa experiência ao cliente. 

O Nubank é uma das empresas que investem nisso. Ela busca cativar as pessoas, justamente, quando elas mais precisam. Um dos casos conhecidos foi o de um cliente que teve um sanduíche cobrado duas vezes e, além de cancelar o débito indevido, a empresa também enviou uma sanduicheira e receitas para a casa dele.

Agora você já sabe

O posicionamento tem relação direta com diversos fatores do marketing. O branding, tom de voz da marca, linguagem, identidade visual, atendimento, qualidade, design e outros elementos influenciam diretamente em como o seu cliente enxerga sua empresa. Além disso, é importante sempre buscar melhorias para que as ações sejam cada vez mais assertivas para o seu público.

Gostou de aprender mais sobre o posicionamento de mercado? Deixe um comentário com a sua dúvida ou sugestão. Teremos o maior prazer em lhe responder!

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