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Dizem que “a propaganda é a alma do negócio” e que “quem não é visto não é lembrado”. Apesar da consciência de se investir para que uma marca ou empresa seja bem-vista no mercado e conquiste bastante destaque, nem sempre os empresários ou profissionais da área sabem qual deve ser o tamanho de seu orçamento de marketing.

Isso é ainda mais comum em pequenas e médias empresas, que muitas vezes têm menos recursos. Por isso, escrevemos este post com dicas para você definir uma verba adequada e realista para suas campanhas de marketing. Continue lendo!

Defina metas de marketing

Todas as campanhas de marketing devem ser embasadas em métricas, ou seja, em números que apontem se os objetivos estão sendo alcançados ou não. É preciso que sejam definidas metas a serem cumpridas em cada ação.

Se você tem o objetivo de aumentar em 10% a quantidade de vendas por meio de uma promoção no ponto de vendas, por exemplo, deverá levar em consideração o valor que será pago à agência que desenvolver a arte e redação, à gráfica que produzirá o material, ao promotor de vendas que ficará no local, etc.

As metas influenciam no orçamento de marketing e esse cálculo deverá ser feito em cada uma das ações a serem desenvolvidas. Lembre-se de que metas mais arrojadas necessitam de mais investimentos.

Analise os recursos disponíveis

Os recursos disponíveis para o marketing precisam ser estudados na empresa. Os resultados alcançados em campanhas anteriores  ou a falta deles  podem projetar a quantidade de dinheiro que será investido em campanhas futuras.

Outro estudo interessante é o do retorno sobre o investimento (ROI) para definir o valor que cada ação ou canal de marketing traz para a organização.

Considere o tempo necessário para cumprir metas

Os valores investidos em cada campanha variam de acordo com o tempo necessário para que os objetivos sejam atingidos. Isso justifica a importância de se considerar o tempo necessário para cumprir metas do orçamento de marketing.

Assim, para economizar, é preciso sempre contar com serviços rápidos e ágeis. Se você quiser produzir um vídeo, por exemplo, e a produtora contratada demorar para entregar o material, haverá atraso na ação e, consequentemente, um rombo no orçamento. Nesse caso, de sofrer prejuízos, as metas levarão mais tempo para serem alcançadas.

Saiba se a porcentagem destinada ao marketing está correta

Agora que você compreendeu os principais fatores que envolvem a definição de um orçamento de marketing, deve estar se perguntando se sua empresa destina a verba correta para essa área, não é mesmo?

De acordo com uma matéria publicada na revista Exame, o orçamento de marketing deve variar entre 3% e 10% do faturamento da organização. O número oscila de acordo com o porte da empresa e com seu objetivo. Por exemplo, com investimentos pontuais, você pode acelerar as vendas em um determinado período, ou conquistar mais público em longo prazo.

Falando nisso, a Miniagência tem 12 anos de mercado e a expertise necessária para ajudar você a definir orçamentos e direcionar as verbas para tornar sua marca memorável. Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Teremos prazer em receber sua mensagem.

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